sexta-feira, 28 de outubro de 2016 | By: justV

O que é TPB?


Resultado de imagem para borderline TUMBLR

O Transtorno de Personalidade Borderline é uma condição mental grave e complexa cujos sintomas instáveis e pungentes podem invadir o indivíduo de modo súbito, caótico, avassalador e desenfreado. Os critérios diagnósticos de Transtorno de Personalidade Borderline segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) compreendem um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.
O termo Transtorno de Personalidade Borderline foi usado pela primeira vez em 1884 e desde então passou por diversos conceitos ao longo dos anos. Originalmente designava um grupo de pacientes que vivia no limite da sanidade (daí o termo limítrofe), ou seja, na fronteira (borda, borderline) entre a neurose e a psicose. Alguns autores da época usavam esse diagnóstico quando havia sintomas neuróticos graves. Foi só na década de 1980 que o diagnóstico da doença se tornou mais preciso. Até então, muitos médicos acreditavam, equivocadamente, que a personalidade de uma pessoa era imutável.

9 SINTOMAS DO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE


  1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginário
  2. Padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensoscaracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização (lembrando que relacionamento interpessoal acontece entre uma ou mais pessoas e é regido por normas comportamentais que orientam suas interações, já que seu contexto pode ser familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.)
  3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo
  4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar)
  5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante
  6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade do humor: disforia episódica (mudança repentina de ânimo pra tristeza, angústia, pena), irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias
  7. Sentimentos crônicos de vazio
  8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes)
  9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.

0 comentários:

Postar um comentário